segunda-feira, 22 de junho de 2009

QUANDO NADA MAIS RESTA ALÉM DE DEUS, ELE É SUFICIENTE

“E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jô? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal e que ainda retém sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele para o consumir sem causa” (Jó 2.3).
Jó era um próspero fazendeiro, que vivia na terra de Ur. Possuía milhares de ovelhas, camelos e outros rebanhos, uma grande família e muitos servos. De repente, satanás, o acusador, alegou a Deus que Jó só confiava nEle porque era rico, e tudo lhe corria bem. E assim teve início o teste de fidelidade de Jó.
Deus permitiu que Satanás destruísse os filhos, servos, gados, fazendas, pastores, enfim, todos os bens materiais de Jó, mesmo assim, Jó continuou confiando em Deus. A seguir, Satanás atacou a saúde de Jô, conbrindo-o com terríveis chagas da cabeça aos pés. A mulher de Jô mandou que ele amaldiçoasse a Deus e morresse, mas Jô sofreu em silêncio.
Até os amigos de Jô ao visita-lo em princípio sofreram silenciosamente, logo tomaram conclusão precipitada de que Jô havia pecado e por isso estava passando por tal sofrimento, aconselhando-o que confessasse seus pecados e voltasse para Deus. Porém, Jô afirmava sua inocência.
Jô confiava em Deus e sabia que Ele está além da nossa compreensão, e não podemos saber porque Ele permite cada sofrimento em nossa vida. Nosso dever é permanecermos fiéis.
Finalmente, o próprio Deus respondeu a Jô, dizendo que Ele está no controle do mundo, e apenas Yavé (Deus) compreende porque o justo sofre. Isto só entendemos quando vemos Deus como Ele realmente é.
Somente Deus conhecia o propósito por trás do sofrimento de Jô, mas nunca lho explicou. Mesmo assim, Jô nunca desistiu de Deus, mesmo em meio ao sofrimento. Jô nunca colocou sua esperança em sua experiência, sabedoria, amigos ou riqueza. Jô olhou para Deus.
Jô aprendeu que, quando nada mais restava, ele tinha Deus, e isto bastava. Através do sofrimento, aprendemos que Deus é suficiente para a nossa vida e o nosso futuro. Precisamos amar a Deus independentemente das bênçãos ou dos sofrimentos que nos sobrevenham.
Ser provado é difícil, porém o resultado é sempre um relacionamento mais profundo com Deus. Decida-se a confiar em Deus, não importando o que possa acontecer. E lembre-se que, quando nada mais restar além de Deus, Ele é suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário